Agrupamento de Escolas de Maximinos
Escola Secundária de Maximinos
Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão
Centro Escolar de Maximinos
Centro Escolar da Naia
Escola Básica 1º ciclo/J. Infância de Estrada
Escola Básica 1º ciclo da Gandra
Centro Escolar de Gondizalves

 

 

Clube de teatro EB 2/3 Frei Caetano Brandão

A expressão dramática é uma vertente do curriculum escolar que urge assumir e privilegiar, numa perspectiva contínua e sistemática.

Consideramos que a expressão dramática tem uma utilidade inquestionável no desenvolvimento harmonioso do indivíduo, muito para além das outras formas de expressão, assumindo-se como uma área transversal de integração e intervenção cívica e cultural.

Assim, por um lado, a criação de um espaço formal para a expressão dramática é um imperativo curricular que exige uma resposta dos professores e, por outro lado, o desejo de muitos alunos por esta área de múltiplas (con)vivências impõe a criação de condições que enquadrem, em contexto pedagógico, essas convivências. Numa espécie de confluência entre o útil e o agradável, surgiu o Clube de Teatro. 

O Clube de Teatro é dinamizado por três professores (das áreas das expressões verbal e plástica) e vincula as suas iniciativas aos interesses dos alunos, bem como às necessidades emergentes do Plano Anual de Actividades, quando conciliáveis.

O Clube de Teatro terá, antes de mais, uma orientação educativa e formativa e, só depois, lúdica e recreativa. Assim, inicia-se aqui uma viagem de descoberta do Eu, do Outro e do Mundo que nos rodeia, no sentido de podermos assumir plenamente a nossa identidade e representar a identidade do outro para, de algum modo, podermos agir/intervir, consciente e criticamente, sobre a realidade exterior, ajudando a compreendê-la e, se possível, a recriá-la.

 

Objectivos

  • Fomentar o gosto pela representação dramática.
  • Perceber a expressão dramática como modo de comunicação com os outros.
  • Desenvolver capacidades expressivas através do corpo e da voz.
  • Reconhecer a estrutura do discurso dramático.
  • Identificar elementos cénicos.
  • Utilizar adequadamente recursos expressivos.
  • Desenvolver a criatividade em interacção com os outros.
  • Desenvolver a autonomia e o sentido de responsabilidade.

Acompanhe as actividades do Clube de Teatro aqui

 

Grupo de teatro - Teatrando

O projecto Teatrando  pretende dar continuidade, de uma forma organizada e sistematizada, ao grupo de Expressão Dramática da Escola Secundária de Maximinos, formado pelos alunos do ensino básico e secundário, que funcionará em horário laboral, durante o ano lectivo 2010/2011, de acordo com a disponibilidade e horários dos alunos.

Pretende-se, com o desenvolvimento integrado de várias acções, mostrar a importância e proximidade no mundo do teatro com o desenvolvimento da criatividade, do gosto e do prazer da leitura, as suas múltiplas possibilidades técnicas como instrumento de conhecimento individual e de comunicação com o outro, bem como ajudar a descobrir o encanto e a magia do espectáculo como meio de aquisição do conhecimento e do crescimento individual e colectivo.O projecto mobilizará as energias criadoras dos alunos provenientes oferecendo-lhes a possibilidade de melhorarem competências que não constam da sua formação curricular. Depois desta viagem pelo mundo das artes os jovens passarão, certamente, a ver a arte, e o teatro em particular, com outros olhos.

A educação artística global é o objectivo principal deste projecto e o desenvolvimento de diferentes actividades expressivas e artísticas - música, canto, dança, expressão dramática, teatro - permitirá formar espíritos flexíveis e empreendedores. Uma pedagogia da expressão pode ajudar a construir múltiplas pontes entre a arte e o ensino e favorecer o crescimento dos jovens que passam na escola uma parte considerável do seu tempo. Além disso, a expressão dramática, enquanto prática pedagógica do teatro no sentido mais lato, pode-se fixar como finalidade favorecer o desenvolvimento dos jovens através de actividades lúdicas que permitam uma aprendizagem global (cognitiva, afectiva, sensorial, motora e estética).

Na prática teatral, as aquisições cognitivas, sensoriais, afectivas, motoras são indissociáveis. Elas interferem permanentemente umas com as outras. Contudo, ainda que seja preciso nunca perder de vista a importância de um desenvolvimento harmonioso e global, muitas vezes é necessário analisá-lo em objectivos operacionais, que são outras tantas acentuações pertinentes, a fim de referenciar mais tarde as diligências, as atitudes e as competências que nos propomos desenvolver na pessoa dos educandos. Para clarificar estes objectivos, e depois permitir uma avaliação dos resultados de uma prática de expressão dramática, privilegiaremos cinco acentuações: a expressão (oral, corporal; o imaginário e a criatividade; a comunicação; a confiança em si; a abordagem cultural.

Não cabe aqui elaborar cada um destes domínios apenas referir que eles serão desenvolvidos através da organização de algumas acções de educação artística como por exemplo a oficina de leitura, a oficina de interpretação, a oficina de expressão oral e, por último, a oficina de expressão dramática.

O grupo reúne-se semanalmente às 4ªfeiras a partir das 17h, na escola secundária do agrupamento de escolas de Maximinos ou no auditório municipal do estúdio Galécia.

PODES SEMPRE ACOMPANHAR O NOSSO GRUPO AQUI !!!

aemaximinosImprensa.jpg

cartazinfo

Agarre em Si. Invista no seu futuro!
Nós também somos Qualifica!

Mais informações em www.qualifica.gov.pt

Ficha de inscrição

logoErasmus.png

capaAndarilho.png

Disponível no agrupamento

AcademiaMusica Cartaz