Agrupamento de Escolas de Maximinos
Escola Secundária de Maximinos
Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão
Centro Escolar de Maximinos
Centro Escolar da Naia
Escola Básica 1º ciclo/J. Infância de Estrada
Escola Básica 1º ciclo da Gandra
Centro Escolar de Gondizalves

Logo_EEPE.png

Este projeto europeu é impulsionado pelos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu de todos os Estados-membros e tem como primordial objetivo facultar aos alunos conhecimentos para uma maior consciencialização no tocante à cidadania europeia.

O nosso agrupamento faz parte de um grupo pioneiro de 16 escolas, a nível nacional, a participar neste projeto enriquecedor para o presente e o futuro da União Europeia com destaque no panorama escolar nacional.

 

Logo_EEPE.png

Este projeto europeu é impulsionado pelos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu de todos os Estados-membros e tem como primordial objetivo facultar aos alunos conhecimentos para uma maior consciencialização no tocante à cidadania europeia.

O nosso agrupamento faz parte de um grupo pioneiro de 16 escolas, a nível nacional, a participar neste projeto enriquecedor para o presente e o futuro da União Europeia com destaque no panorama escolar nacional.

 

Projeto

 

O projeto “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” (EEPE), vai decorrer no triénio 2016-2019. É dirigido aos alunos do Ensino Secundário regular e profissional, insere-se no âmbito do programa transnacional, no qual participam todos os Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu de todos os Estados-membros e tem como objectivos gerais promover a consciencialização para a Europa/União Europeia e para a democracia parlamentar europeia entre os jovens; proporcionar-lhes um conhecimento activo sobre a União Europeia em geral e o Parlamento Europeu em particular, sendo o objectivo principal a compreensão, por parte dos jovens, da importância do voto nas eleições europeias de 2019. No ano lectivo 2016/2017 – 1ª fase - aderiram ao programa 16 escolas portuguesas, sendo uma delas, o Agrupamento de Escolas de Maximinos.

Em cada escola participante, o programa EEPE é orientado pelos Embaixadores Seniores – Professores - que, em conjunto com os Embaixadores Juniores - alunos -, decidirão sobre o Plano de Acção mais adequado e atractivo, tendo em vista os objectivos acima referidos.

Fica atento, porque podes vir a ser um dos nossos Embaixadores Juniores e participa no Programa Euro-escola e em seminários em Bruxelas ou Estrasburgo!

Todas as actividades relativas ao projecto EEPE/EPAS, a nível nacional e europeu, poderão ser acompanhadas em hashtag #EPambassadorSchool

Podes saber mais sobre o PARLAMENTO EUROPEU em www.europarl.europa.eu.

 

Atividades no agrupamento

Concurso Interturmas sobre a Europa

IMG 1685A turma 2 do 10.º ano do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias e a turma 3 do 10.º ano doCurso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do Agrupamento de Escolas de Maximinos (AEMaximinos), participam no projeto pedagógico promovido pela União Europeia designado de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu. Lembramos que a iniciativa europeia “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” tem como objetivos: promover a consciencialização para a Europa/União Europeia e para a democracia parlamentar europeia entre os jovens; proporcionar-lhes um conhecimento ativo sobre a União Europeia em geral e o Parlamento Europeu em particular. Os promotores realçam, ainda, como objetivo principal a compreensão, por parte dos jovens, da importância do voto nas futuras eleições europeias de 2019.

Os alunos destas turmas aderiram com muito entusiasmo ao projeto e aceitaram muito bem a designação de embaixadores juniores neste projeto e, neste âmbito, estão já a desenvolver um conjunto de iniciativas,  nomeadamente, no dia de ontem o concurso interturmas sobre a Europa com a colaboração da Dr.ª Luísa Rodrigues, do Secretariado e Comunicação do Centro Europe Direct de Ponte de Lima (ver fotos). De salientar que, na próxima 3.ª feira, dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, os alunos da turma 10.º 2 vão oxigenar uma (boa) parcela de terreno contíguo à Escola Secundária de Maximinos, plantando 28 árvores, que corresponde ao número de membros da União Europeia e cujo “simbolismo” desta ação manifesta a oxigenação e a renovação da própria União Europeia. As árvores vão ser oferecidas pelo pelouro do ambiente do Município de Braga e plantadas num terreno do monte de S. Gregório, por cedência do Colégio Órfãos de S. Caetano.

Veja as fotos aqui.

 


 

AEMaximinos plantou 28 árvores a assinalar os 60 anos do Tratado de Roma

20170322_100135.jpg

A assinalar os 60 anos do Tratado de Roma e associando esta efeméride ao Dia da Árvore, a turma 2 do 10.º da Escola Secundária do Agrupamento de escolas de Maximinos plantou 28 árvores autóctones significando, cada uma, os 28 países que compõem a União Europeia.

Esta plantação foi mais uma atividade no âmbito do projeto que o EMaximinos abraçou enquanto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, e tratou-se de mais um contributo do projeto para a consciencialização dos jovens para a Europa se unir na sua diversidade. 

A plantação, numa parcela de terreno cedido pelo Colégio Órfãos de S. Caetano, decorreu num ambiente de satisfação e adesão entusiástica ao projeto, bem como, levou os alunos a reconhecerem a importância que tem o facto de cada um agora ter de cuidar da sua árvore simbolizando o país que "adotaram".
Veja as fotos aqui.
 

 

Agarre em Si. Invista no seu futuro!
Nós também somos Qualifica!

Mais informações em www.qualifica.gov.pt

Ficha de inscrição

logoErasmus.png

IMat

capaAndarilho.png

Disponível no agrupamento

AcademiaMusica Cartaz