Agrupamento de Escolas de Maximinos
Escola Secundária de Maximinos
Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão
Centro Escolar de Maximinos
Centro Escolar da Naia
Escola Básica 1º ciclo/J. Infância de Estrada
Escola Básica 1º ciclo da Gandra
Centro Escolar de Gondizalves

Módulos em atraso

Avisam-se os alunos, que frequentaram os cursos profissionais, que estão abertas as inscrições, até ao dia 4 de dezembro, para a realização de módulos em atraso.

Semana da Cultura Científica

scc.jpgA Biblioteca da Escola Secundária de Maximinos, em colaboração com o grupo de Físico-Química, comemora, de 20 a 24 de novembro, a Semana da Cultura Científica. Para assinalar a efeméride, a biblioteca apresenta várias atividades lúdico-culturais que aliam a ciência e a literatura. Através da figura e da obra do escritor António Gedeão, os alunos participarão numa experiência laboratorial, numa leitura/dramatização de um poema e num jogo cultural. Estará patente na biblioteca a exposição ChemistryWolrd, gentilmente cedida pela Universidade do Minho.

Dia do diploma

O Agrupamento de Escolas de Maximinos procedeu, no passado dia 3 de novembro, à entrega dos diplomas de conclusão do ensino secundário aos alunos do ensino regular e curso de educação e formação de adultos. Foram, também, entregues prémios de mérito a alunos do curso profissional. A cerimónia foi presenteada pela narração de poemas e pela atuação do grupo "Espaço Musical" do Agrupamento terminando com um convívio entre os demais presentes.

 IMG_0111.jpg IMG_0155.jpg

Produção de Granadas de Sementes

DSC01963.jpgComemorou-se o  Global Action Days através da sensibilização para a necessidade de preservação da floresta autóctone com a realização de granadas de sementes. O propósito será lançá-las nos terrenos ardidos ou noutros de acordo com o programa de reordenamento florestal previsto pela Câmara Municipal de Braga (CMB). Nas aulas teóricas da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 8ºano de escolaridade da escola básica perceberam o propósito e o modo de execução desta prática agrícola. Estas foram executadas nas aulas experimentais desta disciplina. Produziram-se 66 granadas que serão lançadas, em terreno a definir pela CMB, no dia 24 de novembro. Esta foi a data em que o município convidou as Eco-Escolas de Braga a comemorar o Dia da Floresta Autóctone. A CMB forneceu a argila e as leguminosas necessárias à realização desta atividade. O processo de produção das granadas de sementes é explicado por alunos do 8º1 e está disponível no youtube neste  link:  https://www.youtube.com/watch?v=p7BwpW0fA60

 

Agrupamento de Escolas de Maximinos em Vedano Olona (Itália) em mais um Projeto Erasmus+

er1.jpgA partir deste ano letivo, a Escola EB2,3 Frei Caetano Brandão- AEMaximinos , estará envolvida em mais um projeto Erasmus +, subordinado ao tema “Green Schools  2.0 for a Sustainable Future”.

A primeira reunião transnacional do projeto  teve lugar, em Vedano Olona,  Itália, país coordenador, no qual se juntaram outros parceiros europeus - Grécia, Polónia, Macedónia, Roménia e Portugal, representado pela Escola EB2,3 Frei Caetano Brandão.

A participação neste projeto, que visa a consciencialização para os problemas ambientais, vai permitir às comunidades educativas de todas as escolas envolvidas conhecer e analisar a situação local de cada uma, compartilhar boas práticas ecológicas e  promover comportamentos conscientes, responsáveis, ativos e inteligentes em prol de um desenvolvimento sustentável.

Com este projeto, a  EB2,3 Frei Caetano Brandão, já com longa tradição em questões ecológicas,  procura melhorar o seu desempenho em educação ambiental junto da sua comunidade educativa, com impacto a nível local. A participação e reconhecimento da escola a nível nacional no Programa Eco-escola  desde há alguns anos, é um bom contributo para o trabalho e para os objetivos que se pretendem atingir com este projeto europeu Erasmus+ que termina em 2019.

er2.jpg  er3.jpg

Pré-inscrições EFA/Formação Modular Certificada

formulário de inscrição EFA formModular2.jpg

21.07.2017 - Adultos certificados (e felizes!!!) pelo
Agrupamento de Escolas de Maximinos.

Dia do Diploma (3 de novembro)

ConviteDiaDiploma.jpg

Agrupamento de Escolas de Maximinos - (Escolas de Referência para a Educação de Alunos Cegos e Com baixa Visão)

Por todo o mundo, se assinala no mês de outubro o "Dia Mundial da Bengala Branca", que se comemora no dia 15.

Na sequência das comemorações do Dia da Bengala Branca, os docentes da Educação especial do grupo 930 estão a realizar ações de sensibilização em todas as turmas do 2º ciclo (na aula de Formação Cívica e EMRC), durante o decorrer desta semana.

O Dia Mundial da Bengala Branca é o dia consagrado a orientação e mobilidade no processo de reabilitação e integração das pessoas com deficiência visual. Ela começou a ser usada entre as duas Guerras Mundiais, em 1921,  por James Biggs of Bristol que pintou a dele de branco para chamar a atenção dos condutores. Dez anos depois, em Fevereiro de 1931 o Guilly d'Herbemont iniciou em França o movimento da Bengala Branca para os cegos. Em 1964 o congresso aprovou a lei que permitiu ao Presidente Lyndon B. Johnson de declarar o Dia Nacional de Segurança da Bengala Branca (15 de Outubro) afim de promover o uso da bengala. A partir de então, muitos presidentes continuaram a reconhecer este dia para lembrar que a maior barreira para as pessoas com deficiência visual é o da discriminação por parte da sociedade. A Bengala Branca não é um simples instrumento, mas simboliza a independência da pessoa com deficiência visual.

Continuar...

Agarre em Si. Invista no seu futuro!
Nós também somos Qualifica!

Mais informações em www.qualifica.gov.pt

Ficha de inscrição

logoErasmus.png

IMat

capaAndarilho.png

Disponível no agrupamento

AcademiaMusica Cartaz

hoje
ontem
esta semana
última semana
este mês
último mês
todos os dias
105
1974
12569
9450
39085
53886
1435787


teu IP:54.80.227.189